terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Pluma de Ouro



Além da Bigorna de Ouro, que serve para premiar os ativos que mais afundaram, criei a Pluma de Ouro para premiar os criadores de valor, os ativos que subiram leves como uma pluma no espaço de um ano.

Os critérios são os mesmos para a Bigorna de Ouro, mas trocando queda por alta e desvalorização por valorização. Os valores continuam expressos em milhares de reais.

A categoria IPO ficou assim:




No total, apenas 15 ações tiveram ganhos absolutos positivos e também 15 tiveram ganhos relativos (não foram todas que estavam nas duas listas). A vencedora foi a Redecard que fez a maior oferta dentre as cinco (maior do que as outras quatro somadas).

Nutriplant, para quem não conhece, é a primeira (e por enquanto a única) empresa do Bovespa Mais, segmento especial de listagem para pequenas empresas.

Na categoria Índices Internacionais, apenas quatro índices registraram valorização em 2008. O país vencedor foi a Tunísia. A fonte do PIB é o FMI, com valores em paridade de poder de compra com o dólar, expressos em milhões de dólares.



Na categoria Ibovespa, a ação vencedora foi a Nossa Caixa, que foi adquirida pelo Banco do Brasil. Ganhou mesmo sendo a menor das cinco finalistas (em 2007). Nada como uma valorização de 200,59%...



Por fim, na categoria geral, a empresa vencedora foi a Brasil Telecom. Note que existe uma diferença entre Brasil Telecom Participações (BRTP) e Brasil Telecom (BRTO) e que as ações ordinárias da Brasil Telecom não estão no índice Ibovespa. Assim como a Nossa Caixa, a Brasil Telecom subiu forte por ter sido adquirida, dessa vez pela Telemar, que favoreceu mais os papéis ordinários da Brasil Telecom e mais os papéis da controlada que da controladora.


Nenhum dos dois prêmios tem uma intenção muito séria, um estudo meticuloso sobre os melhores e piores de 2008. Serve mais como uma curiosidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário