quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Índices Internacionais

Eu companho 98 índices de bolsas mundiais de 95 países (nessa conta não entram os outros índices brasileiros fora o Ibovespa). Coleto os retornos mensais, calculo o desvio padrão dos retornos (60 meses), os retornos em várias periodicidades e também, quando possível, a composição da carteira dos índices.

Todo mês postarei aqui as cinco maiores altas e as cinco maiores baixas no mês, no ano, em doze meses e em 5 anos. Nesse mês, excepcionalmente, não vou incluir as maiores baixas em 12 meses e no ano de 2008, visto que já o fiz nos posts Pluma de Ouro e Bigorna de Ouro (ver posts anteriores).

Em Dezembro de 2008:







O Ibovespa ficou em 31º na lista ordenada da maior alta até a maior baixa com +2,61%.

Em 5 anos:





No total foram 66 índices, pois não obtive dados de alguns índices desde Dezembro de 2003. O Ibovespa está em 14º lugar (da maior alta até a maior baixa) com 68,87%. O S&P 500 está em 58º lugar com -18,77%.

Por fim, o desvio padrão do S&P 500 e dos países do BRIC nos últimos 60 meses. O desvio padrão é uma medida de dispersão estatística que mede o quanto os valores diferem da média. Em Finanças é uma medida de risco; quanto maior o desvio padrão, maior o risco (ou volatilidade, se preferir). Nesse sentido, o Brasil possui a bolsa menos volátil entre os componentes do BRIC, mas é muito mais volátil do que a bolsa americana. O índice de menor volatilidade é o da bolsa de Barbados (que também não deve ter muitos negócios...) com 2,80%, seguido do Dow Jones (3,38%).




Para quem quiser conferir quais índices estão sendo analisados, baixe a planilha aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário