quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Apresentação

Olá. O meu objetivo com esse blog é escrever sobre empresas (enfocando o aspecto financeiro), mercado de capitais e finanças corporativas, às vezes falando de uma maneira geral, outras sobre eventos recentes. Também usarei esse espaço para publicar alguns (modestos) estudos meus.

Não pretendo escrever muito sobre o dia-a-dia do mercado (porque hoje subiu (caiu), porque tal ativo subiu(caiu), qual a notícia do dia...), não por não considerar isso importante, mas por achar que outros podem fazer isso de forma mais eficiente. Pretendo mais expor idéias sobre teoria e prática de finanças e de empresas de modo amplo.

Algumas seções periódicas que pretendo manter incluem resenhas de livros/artigos dos assuntos delimitados, posts sobre algumas empresas (primeiro as que conheço melhor, depois outras quase aleatoriamente) e números sobre os múltiplos de valor do mercado e das empresas. Mensalmente colocarei informações sobre índices internacionais (tenho agora quase 100 índices de pouco mais de 90 países), dados básicos de teoria das carteiras (retorno histórico, volatilidade, etc.) e informações sobre os IPOs de 2004 até agora (esse assunto me interessa muito). Tenho algumas coisas sobre Análise Técnica, mas devo dizer que esse não é o meu ponto forte, logo não escreverei muito sobre o assunto. Na época de divulgação de balanços posso fazer alguns comentários quando julgar relevante/interessante.

Tentarei equilibrar em assuntos teóricos extemporâneos e assuntos mais recentes, escritos mais rigorosos tecnicamente e sérios com outros mais pitorescos, entre tópicos mais úteis e meras curiosidades.

Já no primeiro dia, publico alguns posts que estava preparando para o blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário