terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Índices acionários brasileiros (I)

Ibovespa, IBX, IBX-50, IVBX, IGC, ITAG... é fácil se perder entre tantos “Is”. Esse texto tratará dos principais índices (exclusos os criados mais recentemente). Escreverei uma descrição sumarizada (se necessária), o critério de inclusão, o critério de ponderação, a ação com maior participação e número de ações (essas duas da última revisão da carteira). Todas as informações têm como fonte o site da Bovespa. Em geral, a revisão das carteiras é feita de quatro em quatro meses (ao final de Abril, Agosto e Dezembro), com uma exceção.

Antes, um glossário:
-
Índice de Negociabilidade:


Onde: ni é o número de negócios da ação i e N o total, vi é o volume financeiro da ação i e V o volume total.

Mais líquidas: Maiores índices de negociabilidade.

Presença de X%: Presença da ação em no mínimo X% dos pregões dos últimos 12 meses.

Índices amplos:

Ibovespa: Principal índice do mercado brasileiro e o mais antigo dos índices existentes hoje (foi criado em 1968).

Inclusão: Estar incluída em um grupo que represente 80% do índice de negociabilidade total; ter participação de, no mínimo, 0,01% do volume financeiro; presença de 80%.

Ponderação: Índice de negociabilidade.

Maior participação: PETR4 (16,715%). Petrobras + Vale = 34,93%

Número de ações: 66 de 59 empresas.

IBX e IBX-50: Índices com as 100 (IBX) ou 50 (IBX-50) ações mais líquidas.

Inclusão: Estar entre as 50/100 mais negociadas e presença de 70%.

Ponderação: Valor de mercado das ações em circulação.

Comparação com o Ibovespa: Além de adotarem um número fixo de ações, a ponderação acaba por, hoje em dia, dar maior peso para Petrobras e Vale, que têm valor de mercado total muito acima das demais (Somando, no dia 22/01/2009, Itaú e Bradesco, terceira e quarta maiores empresas, fica-se ainda 20% abaixo da Vale). Apesar do IBX ser mais amplo (com 100 empresas, ao invés das 66 do Ibovespa), é mais concentrado.

Maior participação (50): PETR4 (14,848%). Petrobras + Vale = 44,306%

Maior participação (100): PETR4 (12,793%). Petrobras + Vale = 38,175%.

Índices “temáticos”

Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada (IGC)
Inclusão: Todas as ações que estejam em um nível de Governança Corporativa diferenciado (Nível 1, 2 ou Novo Mercado). A metodologia não explica o critério de exclusão por liquidez baixa.

Ponderação: Valor de mercado das ações em circulação*Fator de Governança (2 para Novo Mercado, 1,5 para Nível Dois e 1 para Nível Um). A participação de uma ação não pode ultrapassar 20%.

Maior Participação: VALE 5 (9,055%). Detalhe que Petrobras não está no índice por não ter Governança Corporativa diferenciada.

Número de ações: 182 de 158 empresas.

Índice de Ações com Tag Along Diferenciado (ITAG): Índice composto por ações que oferecem tag along, que é o direito dos minoritários receberem uma oferta igual ou parecida (80%) à oferta pela aquisição de controle feita aos controladores.

Inclusão: Todas as ações que ofereçam tag along e com presença de 30%.

Ponderação: Valor de mercado das ações em circulação. A participação de uma ação está limitada a 20%.

Maiores participações: ITAU4 (13,998%), seguido por BBDC4 e ITSA4 (33,387% na soma das três). Nem Petrobras nem Vale oferecem tag along.

Número de ações: 157 de 149 empresas.

Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE): Índice com ações de empresas que se destaquem por suas iniciativas “socialmente responsáveis”.

Inclusão: Um questionário é enviado para as 150 empresas com ações mais liquidas com perguntas sobre sua atuação social. Uma análise estatística (Clusters) identifica as empresas que tiveram o melhor desempenho. No máximo, 40 empresas.

Ponderação: Valor de Mercado das ações em circulação. As participações não podem exceder 25%.

Maiores participações: BBDC4 (17,993%), seguido de ITAU4, UBBR11, BBDC3 (48,792%).

Número de ações: 38 de 30 empresas.

Reavaliação: Anual, ao final de Novembro. BBDC4 possui a maior participação (diferente do ITAG) porque as datas de ponderação são diferentes.

Índice Valor-Bovespa (IVBX): Índice composto por empresas com “excelente conceito junto aos investidores”.

Inclusão: As 50 “melhores” ações (uma por empresa) que não estejam nem entre os 10 maiores valores de mercado nem entre as 10 mais líquidas. A presença mínima é 70%.

Ponderação: Valor de mercado das ações em circulação:

Maior participação: CMIG4 (6,754%).

Índices Setoriais

Índice de Energia Elétrica (IEE)
Inclusão: Empresas que atuem de alguma maneira no setor (geração, transmissão, comercialização, etc.). As ações (uma por empresa) devem ter presença de 80% e que em 80% das vezes o número de negócios seja de 2 ou mais.

Ponderação: Ponderação igual (ao menos, ao final das reavaliações). A quantidade de ações deve ser em lotes inteiros de ações.

Maior participação: Por um acaso, é CLSC6 (6,492%)

Número de empresas: 16.

Índice Setorial de Telecomunicações (ITEL)
Inclusão: Participação do volume financeiro superior a 0,01%, presença de 80% e valor de mercado das ações em circulação de no mínimo R$ 20 milhões.

Ponderação: Valor de mercado das ações em circulação. Participações limitadas a 20%.

Maior participação: TNLP4 (15,644%)

Número de ações: 15 de 10 empresas.

Índice do Setor Industrial:
Inclusão: Empresas que atuem em um dos subsegmentos do setor industrial (conforme classificação da Bovespa), que estejam entre as 150 mais líquidas e com presença de 70%.
Ponderação: Valor de mercado das ações em circulação.

Maior participação: AMBV4 (15,321%)

Número de ações: 50 de 47 empresas.

Não inclui os índices criados mais recentes. São eles: Índice Mid-Large Cap, Índice Small-Cap, Índice de Consumo e Índice Imobiliário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário