sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Usiminas



Dados da empresa
Sede: Rua Professor José Vieira de Mendonça 3011 (Belo Horizonte – MG)
Fundação: 25/04/1956
Privatização: 24/11/1991
Listagem: 11/12/1991
Presidente do Conselho de Administração: Wilson Nélio Brumer (59 anos, administrador formado pela FUMEC, com experiência no setor).
Diretor-Presidente: Marco Antônio Soares Castello Branco (47 anos, engenheiro metalúrgico formado pela UFMG, doutor em metalurgia formado na Alemanha, com experiência no setor).
Diretor de Relações com Investidores: Paulo Penido Pinto Marques (50 anos, engenheiro elétrico formado pela UFMG, com experiência profissional em bancos, é também Vice-Presidente Financeiro e de Tecnologia da Informação).
Auditoria: PricewaterhouseCoopers
Comitês de Governança: Conselho Fiscal
Atividade (segundo Notas Explicativas):
A Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S.A. – USIMINAS tem por objetivo a exploração da indústria siderúrgica e correlatas. A Companhia e sua subsidiária integral Companhia Siderúrgica Paulista - COSIPA produzem aços laminados planos nas Usinas Intendente Câmara e José Bonifácio de Andrada e Silva, localizadas em Ipatinga - Minas Gerais e Cubatão - São Paulo, respectivamente, destinados ao mercado interno e à exportação.
Site de RI

Dados da ação
Código: USIM3, USIM5 e USIM6 (ON, PNA, PNB, a PNB muito pouco líquida).
Outras bolsas: Latibex (XUSI, XUSIO) e NYSE (USNZY)
Segmento de listagem na Bovespa: Nível 1
Ibovespa: As ações da Usiminas entraram uma vez e não saíram mais, a PN em Jan/93 e a ON em Mai/08. Atualmente, a PNA é a 10ª maior participação no índice (3,047%) e a ON é a 42ª (0,62%).
Tag Along: Não oferece
Maior acionista: Empresas japonesas como a Nippon Steel e a Mitsubishi através da Nippon Usiminas (21,57% das ações ordinárias).
Ações em circulação: 31,98% (ON) e 85,01% (preferenciais A e B).
Curiosidade: A Vale do Rio Doce é acionista de longa data da Usiminas. O presidente da Vale, Roger Agnelli, até reclamou (em ocasiões distintas) da falta de movimentos na consolidação do setor e no erro da integração vertical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário