quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Os 4 grandes bancos


Nesse texto, os dados financeiros e de mercado que faltaram nos perfis de Itaú, Bradesco e Banco do Brasil. Apesar do Santander também ser um banco grande, não é muito relevante por conta da baixa liquidez de mercado.

Indicadores Financeiros

CC é a Carteira de Crédito, que inclui Arrendamento Mercantil ("leasing") e as provisões para devedores duvidosos.

O Itaú divulgou uma série de diferentes formatos de balanço. Tem o Itaú-Unibanco pro-forma (quinta coluna), o Itaú com e sem Unibanco, Itaú pro-forma e Unibanco pro-forma (esses dois somados resultam na quinta coluna). Considerei para o Itaú o Itaú se Unibanco, o Unibanco como o pro-forma (na falta de outro formato).

Me parece que os dados de ROE de 1 ano, de índice da Basiléia e de Eficiência a serem considerados para o Itaú deva ser o pro-forma após a fusão.

Em geral, os números do Itaú são melhores do que os de seus concorrentes, exceto pelo crescimento no lucro em 5 anos e o índice de eficiência (maior do que Bradesco e Banco do Brasil, o que é negativo). O índice da Basiléia de todos os bancos está confortavelmente acima dos 11% requeridos pelo Banco Central.

Curiosidade: Entre 1973 (em 1974, a Melhores e Maiores da Exame incluiu os bancos em suas listas) e 2008, os três grandes bancos privados não tiveram um prejuízo sequer. O Banco do Brasil teve prejuízos em 1995 e 1996 por conta do Proer.

Indicadores de mercado


A volatilidade e ITAU4 parece baixa porque até 2005 era negociada a um preço elevado (por volta de R$ 500 por ação), o que tira volatilidade do ativo. Consideraria que ITAU4 tem a mesma volatilidade e o mesmo beta de BBDC4, por terem portes parecidos, quase o mesmo lucro e quase o mesmo valor de mercado (isso tudo antes da fusão Itaú-Unibanco).

Matriz de Correlações (60 meses):


Os três bancos privados são muito correlacionados entre si. A correlação entre BBDC4 e UBBR11 só não é maior (dentre as que vi) do que a correlação entre USIM5 e CSNA3 (88,21%). Isso tudo excluídas as correlações entre ações ordinárias e preferenciais e entre empresas que possuam participação acionária uma na outra (controlada e controladora, como GGBR4 e GOAU4, ou outras relações, como ARCZ6 e VCPA4). A correlação entre os bancos privados e BBAS3 já é mais moderada e entre os quatro ativos e o Ibovespa é elevada (menor do que entre si).

Isso indica que, pensando em diversificação, não faz sentido ter mais de um banco na carteira. Pior ainda é ter ITAU4 e ITSA4 (Itaúsa PN), dada a correlação de 94,01%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário