sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Gerdau



Observação geral: Os dados financeiros foram tirados do balanço disponível no site da companhia. Desde 2007, a Gerdau adota o padrão internacional IFRS. Os demonstrativos em Legislação Societária (disponíveis no site da Bovespa) não são adequados para analisar a Gerdau.

Vou deixar para tratar das informações de mercado junto com Usiminas e CSN assim que sair o balanço da CSN (se for que nem no trimestre anterior, só no último dia do prazo legal). Inclui as informações financeiras por conta das peculiaridades (balanço em IFRS de longa data e o lucro como lucro atribuído ao controlador).

Dados da empresa
Sede:
Avenida João XXIII 6777 (Rio de Janeiro – RJ)
Fundação: 16/01/1901
Listagem: 1980
Presidente do Conselho de Administração: Jorge Gerdau Johannpeter (71 anos, advogado formado pela UFRGS, fez carreira na empresa, no cargo desde 1993)
Diretor-Presidente: André Bier Johannpeter (46 anos, administrador formado pela PUC/MG, fez carreira na companhia, no cargo desde 2008).
Diretor de Relações com Investidores: Osvaldo Burgos Schirmer (58 anos, administrador formado pela UFRGS, com MBA em Finanças e Negócios Internacionais pela Southern Illinois, fez carreira na companhia).
Auditoria: Deloitte Touche Tohmatsu
Comitês de Governança: Conselho Fiscal, Comitê de Estratégia e Excelência, Comitê Executivo, Comitê de Divulgação, Comitê de Remuneração e Sucessão e Gestão Integrada de Riscos.
Atividade (segundo Notas Explicativas):
Gerdau S.A. (“a Companhia”), é uma sociedade anônima de capital aberto, com sede no Rio de Janeiro, capital, empresa holding integrante do Grupo Gerdau, dedicado, principalmente, à produção e à comercialização de produtos siderúrgicos em geral, através de usinas localizadas no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, República Dominicana, Uruguai, Venezuela, Estados Unidos, Canadá, Espanha e Índia.
O Grupo Gerdau tem uma capacidade instalada de 24,8 milhões de toneladas de aço bruto por ano, produzindo aço em fornos elétricos, a partir de sucata e ferro-gusa adquiridos, em sua maior parte, na região de atuação de cada usina (conceito de mini-mill), bem como produzindo aço a partir de minério de ferro (em altos-fornos e via redução direta), além de possuir unidades voltadas exclusivamente à produção de aços especiais. É o maior reciclador de sucata da América Latina e está entre os maiores do mundo.
O mercado mais importante é o setor industrial, onde fabricantes de bens de consumo, tais como automóveis e aparelhos para uso doméstico e comercial, utilizam, basicamente, perfis nas várias especificações disponíveis, seguindo o setor da construção civil, que demanda grande volume de vergalhões e arames para concreto. Também são bastante numerosos os consumidores de pregos, grampos e arames, muito utilizados na agropecuária.
Site de RI

Dados das ações
Código:
GGBR3 e GGBR4
Outras bolsas; NYSE (GGB) e Latibex (XGGB). Tem ainda a Gerdau Ameristeel, subsidiária americana cotada na NYSE (GNA).
Segmento de listagem na Bovespa: Nível 1
Ibovespa: Faz parte desde Set/00. Atualmente, possui a 8ª maior participação no índice com 3,10%.
Tag Along: 100%
Maior acionista: Metalúrgica Gerdau (76,17%) que por sua vez é controlada pela Idac (33,74%), cujos donos são os membros da família Gerdau Johannpeter.
Ações em circulação: 16,25% (ON) e 68,48% (PN).

Dados Financeiros
Crescimento da Receita (5 anos): 23,29% a.a.*
Crescimento da Receita (1 ano): 36,89%
Crescimento do Lucro (5 anos): 27,84% a.a.*
Crescimento do Lucro (1 ano): 11,00%*
Retorno sobre Patrimônio Líquido (5 anos): 29,29%
Retorno sobre Patrimônio Líquido (2008): 19,54%
Dívida/(Dívida + Patrimônio Líquido): 53,53%
Nenhum prejuízo nos últimos 10 anos
Curiosidade: Não pude confirmar com pesquisa própria, mas, segundo a companhia, a Gerdau nunca fechou um balanço com prejuízo.

* Apesar da companhia adotar o padrão IFRS desde 2007, nesse ano houve uma divergência com o balanço de 2007 em IFRS.

Observação: O lucro utilizado é o “Lucro Líquido atribuído ao controlador”. O lucro líquido consolidado é a soma dos lucros das empresas controladas/coligadas que são, posteriormente, separados na proporção que a companhia possui dessas empresas.

Balanço Social
Número de funcionários (Brasil):
Começo de 2008: 22.495
Final de 2008: 23.497

Indicadores Sociais Internos: 4,73% da Receita Líquida
Indicadores Sócias Externos (sem tributos): 0,57%
Indicadores Ambientais: 0,72% (0,71% relacionado à produção da empresa).

Observação: Inclui o Balanço Social já que o demonstrativo está incluso nas demonstrações financeiras disponíveis no site da companhia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário