terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Digressão

Estou sem texto novo para publicar essa semana. Mas vou tentar transformar a crise em oportunidade e farei uma digressão. Começo com uma retrospectiva para não deixar o leitor sem nada novo para ler (a não ser na improvável hipótese de já ter lido todos) e continuarei com uma lista de pendências que fui deixando ao longo do caminho, perspectivas de novos textos e um pedido de contribuição.

Retrospectiva
Uma retrospectiva de textos que achei mais interessante nos últimos dois anos, já que não fiz tal relação para os textos de 2010. A lista de 2009 está aqui.

Subdiversificação – Esse é o título original, mas depois pensei que poderia ser “preferência por obliquidade”, já que meio que acabei mudando de tema no meio.











Pendências
Conflitos de interesses e retornos iniciais – Esse não foi o último texto sobre IPOs no Brasil. Retomarei o tema em breve.

Motivação afetiva para comprar ações – Motivação efetiva: viés comportamental ou um comportamento justificável? Estou pensando ainda nesse tema e voltarei a ele quando tiver algo interessante a dizer.

NTN-B e imposto de renda – Preciso fazer bater as minhas contas com a da calculadora do Tesouro Direto.

Dividendo = Desinvestimento – Não pretendia encerrar aqui a série, mas acabei perdendo o ímpeto. Talvez volte a escrever sobre dividendos.

Caixa e risco de crédito – Fiquei de tratar da dívida líquida juntando com a pesquisa desse artigo.

Bolha pontocom: 10 anos – Pretendia escrever mais sobre a bolha pontocom, mas acabei não achando o tema tão interessante assim.

Desempenho de fundos – Deixei pendente a análise de alguns tópicos de dois dos artigos resumidos.

Resenhas de livros
Tenho alguns livros na fila das resenhas. Acho difícil fazer resenhas já que costumo ter a vontade de fazer o mesmo que faço com artigos, com um resumo bem detalhado, o que é viável com um artigo de no máximo 50 páginas, mais difícil com um livro de no mínimo 150, 200 páginas. Espero dedicar um pouco mais de tempo para resenhas.

Textos futuros
Tem os dois textos que fiz referência na semana passada e que acabaram se mostrando mais difíceis de resumir do que esperava. Um artigo que certamente gostarei de ler e resumir é esse sobre a relação entre QI e participação no mercado acionário. Esse artigo que aparecerá na edição de fevereiro no Journal of Finance também parece promissor. E é inevitável que eu comente sobre esse artigo recém-publicado sobre o nosso capitalismo de laços já que por várias vezes tratei desse assunto no blog. Mas não tenho muito mais planejamento do que isso. E como mostrou a retrospectiva 2009, sou ruim de promessas, logo, não farei mais nenhuma além das presentes neste parágrafo.

Contribuam
Peço aos leitores que contribuam para o blog sugerindo algum tema ou deixando alguma pergunta. Também agradeço se souberem de algo das empresas que marquei com ??? na minha lista de todas as empresas do Ibovespa ou caso tenha algo a acrescentar ou retificar nas demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário