sábado, 3 de dezembro de 2011

A semana (26/11-02/12)

Blog
Atualizei o texto sobre NTN-B e imposto de renda no que se refere à divergência com a calculadora do Tesouro Direto. Ainda não fiz com que os dois cálculos convergissem, mas acho que estou mais próximo.

Finanças
Sobre o mito de que é seguro emprestar para o governo – No que tange o conceito de taxa livre de risco: 1) Essa taxa não precisa ser necessariamente o rendimento de um título governamental. Poderia ser de uma entidade privada com o menor risco de crédito que exista. Só que (infelizmente, diria) é difícil imaginar que uma empresa tenha menos risco de crédito do que o governo de seu país. 2) Sim, títulos do governo podem ser considerados isentos de risco de crédito porque o governo pode simplesmente emitir dinheiro (isso se toda a dívida for em moeda local). Você troca um problema sério (default) por outro potencialmente ainda mais grave (inflação ou hiperinflação), mas não há default. 3) Na avaliação dos ativos, o mais adequado seria incorporar o problema inflacionário nos fluxos de caixa, não na taxa, embora esta provavelmente também vá subir. 4) Títulos públicos serem considerados sem risco de crédito não significa que sejam um investimento sensato ou que sua existência não cause problemas. Na análise do autor, ouro realmente pode ser uma boa alternativa de investimento para proteger contra a inflação monetária. 5) Na falta de alguma coisa com menor risco de crédito, para precificação de ativos de risco, tem que ser usado o que tem (títulos do governo). 6) Como disse anteriormente, o conceito de taxa livre de risco é uma coisa que só serve para precificação de ativos, para mais nada.

Vale deve desbancar Petrobras no Ibovespa – 1) Não acho que Petrobras e Vale irão “se acotovelar” pela liderança. Para o Ibovespa, o que conta é o índice de negociabilidade, a soma do número de negócios da ação multiplicado pelo volume financeiro da ação dividido pelo número de negócios total multiplicado pelo volume financeiro total. Fazendo essa conta sem levar em conta o dado do mercado como um todo (que é denominador comum das contas a seguir), o índice de negociabilidade da PETR4 era um pouco maior (1,69%) no período da última revisão (jun/10-mai/11), mas agora (jan/11-nov/11) é 22,47% menor. Isso aconteceu por conta do elevado volume financeiro no período próximo ao da oferta pública da Petrobras. Na próxima revisão, esses dados deixarão de contar e a maior liquidez recente da Vale irá prevalecer. Um dado interessante é que a VALE5 movimentou mais de R$ 1 bilhão 19 vezes no ano (última vez em 17/11), enquanto que a Petrobras só o fez três vezes em 2011 (última vez em 24/02). 2) Na primeira prévia do Ibovespa, de fato a Localiza entrou, mas a Dasa ainda não. Caso as duas entrem e não haja outras inclusões ou exclusões, as IPOs recentes (desde a Natura) se aproximarão mais de ser 1/3 do número de ações no índice (32,86%)

Conheça a inovação do ano em renda fixa – Sobre os bancos online destinados à captação de recursos com pessoas físicas com CDBs que pagam mais de 100% da taxa do CDI. Além dos bancos citados (Sofisa e Ficsa/CDB Direto) conheço ainda o Intermedium.

Economia

Venezuela Repeals the Laws of Supply and Demand – “The law of supply and demand is a lie”. Dica: Contabilidade Financeira




Custo de Capital
Fui na reunião Apimec do Itaú Unibanco. Na parte de perguntas e respostas, foi perguntado sobre a intenção do banco em aumentar a distribuição de dividendos, fazendo notar que 11% do valor adicionado era distribuído em dividendos e 32% reinvestido. O presidente Roberto Setúbal respondeu algo como: “Minha vida seria muito mais fácil se eu distribuísse todo o lucro. Mas não, prefiro reinvestir para fazer o banco crescer e tenho que fazer esse dinheiro render pelo menos 20% [mais ou menos o ROE do banco]. E há mais de vinte anos não fazemos chamada de capital”. Essa é uma boa explicação para o conceito de custo de capital sem utilizar essa expressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário