sexta-feira, 11 de novembro de 2011

A semana (05-11/11)

Finanças
CVM estuda permitir ETF de renda fixa a pedido da Anbima – ETF de renda fixa (imagino que de títulos privados) e de ações estrangeiras seriam produtos interessantes.

An International Measure of Financial Literacy: Results of an OECD/INFE pilot – Resumo de estudos sobre literacia financeira feitos pela OCDE, parecidos com as pesquisas resumidas neste blog em textos anteriores. Dica: Blog Mara Luquet.

Financial Literacy A Hoax? – Comentário de um outro artigo com pontos negativos sobre literacia financeira. O comentário é bom, mas o artigo original é de qualidade duvidosa. O autor se apega a uma (1) ideia (pessoas agem irracionalmente) e constrói todo o seu pensamento ao redor disso (e de demonizar o sistema financeiro). Fossemos seguir essa linha, alfabetização (literacy) também seria uma “hoax” já que, sendo todos nós irracionais, do que adianta aprender a ler e escrever?

O avesso do avesso – Bancos conseguem ganhar dinheiro com inflação alta ou baixa, juros altos ou baixos.

Economia
Tumblr “We Are the 99 Percent” – Como bem explica Cristiano Costa em post de ótimo título (“As Escolhas e Conseqüências dos 99%”), esse Tumblr mostra como os tais “99%” têm outras pessoas a culparem (elas mesmas) antes de “Wall Street”.


What caused the financial crisis? The Big Lie goes viral – Interessante o colunista classificar uma opinião da qual discorda como “Grande Mentira” sem em nenhum momento fazer qualquer tentativa de mostrar seu ponto, deixando ao leitor que ele conclua por si mesmo “É, realmente, que grande besteira”. O maior argumento do texto é desqualificar o Michael Bloomberg que teria dito a tal “Grande Mentira”; só se contenta com isso quem considera válidos argumentos ad hominem. Esse artigo (e outros de Reisman e do site do Mises Brasil e internacional) argumenta exatamente essa suposta “Grande Mentira”. Fica a dica para o colunista: trabalhe em cima de artigos como esse e refute seus argumentos sem tentar jogar o leitor contra o autor. E não sei se a “Grande Mentira” é contada por “Wall Street”. Talvez seja conveniente botar a culpa em quem, na minha opinião, é o maior culpado (o governo), mas “Wall Street” adora o atual arranjo de salvamentos de bancos e reservas fracionárias. Na minha visão, os bancos não são os principais culpados, mas também não são vítimas, e sim cúmplices.

Are Companies Responsible for Creating Jobs? – Artigo sobre objetivo das empresas. Alguém comenta: “Henry Ford once said that "a business that makes nothing but money is a poor business" Ao qual é respondido por: “That would be the Treasury”. Para ser preciso, seria o Banco Central. Dica: Contabilidade Financeira.


Discussão sobre desigualdade e transferências – Não sei se assinaria embaixo, mas de todo modo um ponto de vista a se considerar.

Poverty Measure a Gimmick to Equalize Incomes – O indicador inadequado para medir pobreza que antes era proposto agora já é adotado. Como o autor repetiu nesse texto, não adiantaria nada magicamente dobrar (verdadeiramente) a renda de todo mundo, isso não resolveria o problema da pobreza segundo esse indicador. Risível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário