sexta-feira, 2 de setembro de 2011

A semana (20/08-02/09)

Na semana passada, não postei o texto semanal com links e comentários curtos por misto de falta de tempo e de assunto. Retomo essa semana.

Finanças
Mining Boom Fuels New Mongol Hoard – Um pouco antigo. História da privatização de uma mineradora mongol que ainda não começou a operar com a entrega de ações para a população. Leitura interessante.

Ten questions and things to know about financial literacy – Post do blog de Annamaria Lusardi sobre educação financeira na forma de FAQ. Na questão 7) tem um link para uns joguinhos, até que legais.

Equity for Punks – Uma cervejaria escocesa independente (Brew Dogs) está levantando capital vendendo ações diretamente para investidores, sem intermediários como corretoras, bolsas e bancos de investimento, mas com aprovação da autoridade reguladora britânia (FSA). A empresa já tinha feito isso em 2009 e repete a operação agora. É uma iniciativa interessante (não sei se bom investimento) e é possível comprar as ações mesmo fora do Reino Unido com investimento mínimo de 95 libras e adicionais de mesmo valor. A empresa não tem capital aberto, mas as ações podem ser negociadas no www.equitypunks.com (segundo eles afirmam). E a posse de ações dá desconto nos bares e na loja online. Seria interessante ter algo assim no Brasil, mas acho que qualquer iniciativa nesse sentido terá o mesmo fim que o Fairplace. HT: Drunkeynesians

Economia



Por que os juros são altos no Brasil – Complementarmente, na edição 11 da Revista da Nova Bolsa há um artigo sobre o mesmo tema.

Supercrise, um jogo para testar seus conhecimentos sobre a economia mundial – Além de muito divertido, dá para saber alguns indicadores básicos dos países. Muito bom!

Ponzi Unmasked – Seguridade Social é um esquema Ponzi? Sheldon Richman acha que não, por motivos bem curiosos (ver final do artigo).

Mais impostos: a primeira alternativa dos políticos – “O ministro Gilberto Carvalho disse que o dinheiro dos jogos não seria uma fonte saudável de recursos para a saúde. [/] Saudável mesmo é o bolso do pagador de impostos.”

Educação Grátis



What did abolishing university fees in Ireland do? – Não li o artigo inteiro, mas, pelo que entendi do resumo e da conclusão, tornar “grátis” as universidades na Irlanda teve o efeito contrário ao desejado, menor participação de estudantes pobres. Qualquer subsídio para reduzir preços (como os de passagens de ônibus) ou eliminá-los (como nesse caso) faz com que todos se beneficiem, ricos, pobres e classe média. Se a intenção é ajudar só os pobres, cobre um preço e o subsídios que iria para todos vai apenas para os pobres. E nuca esquecer: TANSTAAFL

Outros assuntos

Tweet da semana
@mkarl: “Propaganda do governo diz q Brasil tá em boas mãos. As mãos que seguram o Brasil pertencem a[o]: ( ) PMDB; ( ) Dilma; ( ) PR; ( ) BNDES( )” Ele até marcou uma opção, mas deixarei que o leitor faça sua escolha.

Frase da Semana
“Salário mínimo deveria ser de R$ 2.212,66, calcula Dieese” – Zero é outra opção.


Confusão
Um pouco antigo, mas em uma mensagem de fórum, perguntou-se a opinião sobre a OPA da MMX pela PortX. Resposta “poética”:

“OPA, IPO, etc
eu ignoro tudo isso
e eh o melhor q o pequeno investidor faz
(...)
se quer, sempre tem ação para vender no mercado”

Se você ignorar e a empresa fechar capital sem você ter participado da OPA, não vai ter sempre ação no mercado. Vai ter as suas e nenhum comprador. É de se suspeitar que a pessoa não saiba a diferença entre comprar e vender. Se for seu caso, leia aqui.

Livros
Estive no lançamento do livro Ação, Tempo e Conhecimento de Ubiratan Iorio e já comecei a ler o livro. Parece uma boa síntese da Escola Austríaca de Economia. O livro pode ser lido gratuitamente na íntegra no site do Instituto Mises Brasil ou comprado em qualquer livraria.

Eventos
Fui à palestra "Estratégia, Gestão de Custos e Competitividade" do professor Welington Rocha. Além de extremamente engraçada, como eram as aulas (tive aulas com ele), tem um conteúdo excelente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário