quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Tabela Periódica de Retornos de Investimentos Callan

Tabela Periódica de Retornos de Investimentos Callan

Uma forma de mostrar o retorno de diversas classes de ativos ao longo do tempo e ressaltar o valor da diversificação é a chamada Tabela Periódica de Retornos de Investimento.

A primeira empresa a expor os retornos de classes de ativos dessa maneira foi a Callan Associates em 1999. Você pode consultar o site da empresa para verificar como é a tabela de retornos dela, a imagem acima é meramente ilustrativa. Nas colunas, são mostrados os anos e nas linhas os retornos das classes de ativos classificados por retornos. Em cada ano, a primeira linha é ocupada pela classe de maior retorno e a última a de menor. Cada classe tem uma cor, o que torna a tabela bem visual e fácil de consultar. Na tabela da Callan, a classe de ativos que mais frequentemente ocupou a primeira posição foi a laranja, que são mercados emergentes. Porém, essa classe de ativos também frequentou a última posição em diversos anos, mostrando o risco desse investimento.


Essa é uma maneira bastante interessante de mostrar os retornos tanto entre classes de ativos quanto ao longo do tempo (é uma série temporal e ao mesmo tempo uma série cross-sectional). Essa ideia foi e é bastante copiada, inclusive no Brasil. Uma versão interessante é a da Novel Investor, com uma tabela interativa que permite ressaltar uma classe específica e verificar seu comportamento ao longo do tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário