sexta-feira, 19 de outubro de 2012

A semana (08-19/10)

Finanças

Será relevante a regulação do EBITDA?, pergunta o blog Contabilidade e Métodos Quantitativos.

Ebitda – Comentário do blog Contabilidade Financeira de uma reportagem sobre a regulação do Ebitda. Achei o tom meio agressivo. Não acho que o Ebitda seja inútil, só não é a pedra de roseta que ficam vendendo por ai. O mesmo se aplica ao lucro líquido. Ver também outro comentário do mesmo blog.

Digesting Anomalies: An Investment Approach – Parece um artigo interessante sobre precificação de ativos, com um modelo que, segundo os autores, tem melhor desempenho do que o modelo de quatro fatores. Não li, mas entra na (longa) lista de leituras.




Economia


Setor foi transformado em vilão, diz executivo – Isso foi só uma amostra. Quando as coisas começarem a ficar realmente mal, o governo vai botar a culpa em alguém. E não vai faltar alvos populares.


How Al Gore Got Rich – Mais capitalismo de compadrio.

Governo blinda comissão do pacote elétrico – Ninguém mexe na comissão!



Lucro Brasil: Em duas postagens, blog Análise Real analisa a questão do “lucro Brasil”, inventada para encobrir o peso dos impostos (primeira e segunda parte). Na segunda, fala do imposto mais importante, embora não seja tão visível, que é o imposto de importação. Acabe com esse imposto que o preço deve convergir para os padrões internacionais (senão, basta mandar importar).

Liberdades Individuais

Projeto de Lei tenta aprovar a Segunda Sem Carne no Estado de São Paulo – Agora é oficial: não está muito longe o momento em que o estado irá determinar todos os aspectos da nossa vida. No médio prazo, não poderemos nem escolher o que comer. Possivelmente, comeremos grama. Com sorte, da boa.

Juristas querem limite no endividamento de famílias – Ou: Juristas querem controlar as suas finanças pessoais.

Comentários moleques da quinzena
Quanto custa um casamento? – Perguntou um texto de blog. Como as pessoas têm mania de incluir depreciação no cálculo do custo-benefício do carro, no que eu discordo (ao menos na forma que é feito geralmente, no fluxo de caixa quando não é um fluxo ao invés do valor de revenda), senti falta de incluir a depreciação. Faz mais sentido nesse contexto!

Governo blinda comissão do pacote elétrico – Ninguém mexe na comissão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário