sexta-feira, 12 de agosto de 2011

A semana (06-12/08)

Links de Economia



Welcome to the next level – Entrevista com Michael Porter em que ele trata do valor compartilhado, tema que tratei aqui.

Eventos Independentes – Sem falar que loteria é um “investimento” de retorno esperado negativo


Links de Finanças


Momentum versus Contrarian: Two Reads of the ERP – Rescaldo de segunda: oportunidade para investidores contrários ou de momento?

Frase da semana
"De forma geral, não há ninguém comprando, os estrangeiros vendem, os locais vendem, as pessoas físicas também vendem". Sempre imaginei que, somando tudo, Compras=Vendas...

Tweet da semana
@filipelib “Oportunidade para o keynesianismo http://t.co/kbquPBD (via www.aartedafuga.blogspot.com)”

Memória curta
Mais de uma vez li que um dos motivos para a bolsa brasileira estar caindo tanto é que subiu muito ano passado. Em um dos textos, está escrito que cai porque subiu muito nos últimos dois anos, ressalvado que foi especialmente em 2009; somando 2009 e 2010, de fato é uma alta expressiva (84,56%), então, vá lá. Em outro, lemos que o Ibovespa teve o melhor desempenho do mundo no ano passado. Em 2010, o Ibovespa subiu 1,04%. Dentre 100 índices internacionais que acompanho, 65 subiram e o Ibovespa foi a 63ª maior alta, mas pode chamar de antepenúltima maior alta.

Agrenco
“A Agrenco foi um dos símbolos da onda de aberturas de capital ocorrida na Bovespa em 2007. Estreou diretamente no Novo Mercado”. AGEN11 é BDR e BDR não pode se listar no Novo Mercado. Além disso “um dos símbolos” de qual maneira? Foi uma oferta relativamente pequena (R$ 666 milhões), caiu forte no primeiro dia e na época não teve muita repercussão. Em um ano com as aberturas de capital da Redecad, Bovespa e BM&F, de elevados volumes, envolvendo empresas conhecidas e cercadas de expectativas por parte dos investidores, dizer que Agrenco foi um símbolo não faz sentido. Foi uma oferta emblemática por mostrar uma série de coisas, como o fato de um conselho de administração de renome não garantir boa governança e as relações indevidas entre coordenadores e empresa ofertante. Caso de má governança de uma empresa que abriu capital recentemente sim, símbolo representativo da média das ofertas não.

Dia 08/08/11 não foi o sexto pior do Dow Jones
Noticia-se que o dia 08 deste mês foi o sexto pior do índice Dow Jones em seus mais de 100 anos de história. Foi apenas se considerarmos a variação em pontos. O que é realmente relevante é a variação porcentual. Dessa forma, a queda de 5,55% não entra nem no top 20 (ver aqui). Ainda, levar em conta a variação em pontos exclui o crash de 1987 (quando caiu “apenas” 508 pontos) de um top 10 e a crise de 1929 não passaria de uma quedinha, com desvalorização de meros 131,85 pontos entre final de dezembro e final de agosto (a queda porcentual foi de 34,67%).

Três grandes quedas de anos recentes
Segunda-feira, os mercados acionários caíram de forma que não se via desde 2008. Rapidamente surgiram comparações da atual situação com a crise financeira que eclodiu há três anos atrás. Eu também estava considerando que seria assim. Uma certeza que tinha era que a volatilidade iria aumentar e que as variações diárias seriam mais bruscas do que vinham sendo. Em 2008, no dia 15/09 (data da quebra do Lehman Brothers), o Ibovespa caiu 7,59%, cairia dois dias depois -6,74%, subiria 5,48% no dia seguinte e 9,47% no posterior para voltar ao nível do dia 12/09. Essa semana foi um pouco diferente, a única queda tendo ocorrido na segunda e com duas altas fortes na semana, na terça e na quinta. Em 2008, demorou quatro pregões para o Ibovespa voltar ao nível anterior à grande queda, agora demorou três.

Mais adiante, em 2008 o mercado começaria a derreter de vez no dia 29/09, dez pregões depois da primeira grande queda, e chegaria ao fundo do poço no dia 27/10, abaixo dos 30.000 pontos. Não se pode descartar que o mercado venha a cair abaixo do fechamento de segunda e acumule uma baixa ainda maior do que já está atualmente. Outra possibilidade é que a queda de segunda-feira se assemelhe menos à crise de 2008 e mais a um acontecimento ocorrido em 2007. No dia 27/02/07, o Ibovespa caiu 6,63% por conta de uma série de fatores, incluindo temores quanto à economia chinesa (ver aqui). Mas isso não iniciou uma tendência de queda prolongada, sendo que oito meses depois as bolsas americanas registrariam o atual topo histórico e mais de um ano depois o Ibovespa registraria o seu. Em 2007, os dias seguintes à grande queda foram relativamente calmos, as variações foram menos bruscas do que em 2008 e agora. Curiosamente, demorou muito mais para voltar ao nível anterior, 25 pregões, apesar dos problemas do dia 27/02/07 parecerem menores do que os de 2008 e 2011.

Infinitas coisas podem acontecer, mas podemos restringir um pouco as possibilidades vendo se o futuro próximo parecerá fevereiro de 2007 ou setembro de 2008. O fato é que, saindo da bolsa de valores, a economia internacional ainda tem uma série de problemas que mais cedo ou mais tarde vão ter que ser resolvidos. Observando a burocracia mundial, parece que vai ficar para mais tarde, quando os problemas estarão ainda maiores.

Fundo com patrimônio líquido negativo
Fundos alavancados podem vir a sofrer tantas perdas que podem ficar com patrimônio líquido negativo, o que exigirá o aporte por parte dos cotistas. Ou seja, com fundos alavancados, é possível perder mais do que todo o capital investido. Fundos da GWI estão com patrimônio líquido negativo por conta das perdas dessa semana e estão fechados para aplicações e resgates (ver aqui). Em 2008, os fundos da gestora também tiveram um período bem complicado, ficaram fechados para aplicações e resgates, mas não chegaram a ter patrimônio líquido negativo. Isso nunca aconteceria com o Warren Buffett de verdade (ver aqui). O engraçado dessa reportagem é que está escrito que uma das diferenças do verdadeiro e o do Bom Retiro é que este se alavanca. Apesar de citar que isso vai contra à filosofia de Buffett, fica a impressão de que essa era uma diferença mínima, quando não é. Por fim, a reportagem diz que Buffett é avesso a risco. O gestor do GWI também, por isso espera ganhar muito dinheiro se alavancando e expondo-se ao risco. Ou será que ele faz isso só pela diversão?

Leituras para futuros textos

Nenhum comentário:

Postar um comentário