domingo, 3 de julho de 2011

Links (26/06-01/07)

IPOs
Brazil Pharma – Semana passada, comentei da oferta de dispersão, que não tinha visto em outras ofertas. Na verdade, as ofertas voltadas para investidores institucionais abrem para investidores de varejo nessa oferta de dispersão, desde que o valor investidor seja alto. Não tinha visto antes porque não tinha prestado atenção a essa oferta de dispersão, mas, vendo agora, todas as ofertas voltadas para institucionais têm.


Economia



  
  
  
  
BNDES e Pão de Açúcar + Carrefour
Fusão Pão de Açúcar com Carrefour agrega valor ao País, diz BNDES – 1) Se o negócio é tão bom, por que não fazê-lo com o dinheiro dos acionistas do Pão de Açúcar? Por que tem que ser do pagador de impostos? 2) Essa criação de valor está longe de ser algo líquido e certo. Qual a lógica de pegar o dinheiro das pessoas à força para investir no mercado acionário? 3) Além de se julgarem gênios do planejamento da economia, gênio benevolentes da distribuição de renda, os políticos acham que são gênios do mercado financeiro e de fusões e aquisições!; 4) Vale a pena ler também os comentários do blog Contabilidade Financeira sobre essa reportagem



  
  
É hora de repensar o BNDES – “Quando o BNDE (ainda sem o S de Social) foi criado em 1952, pelo segundo governo Vargas, argumentava-se que havia grande escassez de capital para financiamento de longo prazo no país.” Esse argumento (não necessariamente do autor) é bem pobre, afinal o capital do banco de desenvolvimento não surge do nada, veio dos próprios brasileiros.



  
Cassino, Pão de Açúcar e Carrefour e Links (29/06/11) – Ótimos resumos no blog Contabilidade Financeira sobre várias questões envolvendo a fusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário