quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

John Bogle (1929-2019)

John Bogle em 1974

Tivemos hoje a infeliz notícia do falecimento de John Bogle, fundador da Vanguard e pai dos fundos indexados.


Por motivos diversos, estava pensando quem eram os cinco maiores nomes de Finanças e não tive dúvida em colocar Bogle como o número 1. Várias outras pessoas tiveram contribuições teóricas e práticas de extrema relevância, mas o fundo indexado é a maior invenção financeira dos últimos cinquenta anos, talvez até mais. Tim Harford em “Fifty Inventions That Shaped the Modern Economy” listou os fundos indexados como uma das cinquenta maiores invenções econômicas, para que não digam que exagero (para que, talvez, digam que não exagero sozinho). Essa é uma ideia que hoje parece simples e desinteressante, mas foi uma longa jornada descrita de forma resumida em um artigo (aqui resumido) e de forma mais longa em um livro (Stay the course, que ainda não li).

Como se essa não fosse contribuição suficiente para o avanço da indústria financeira (a contragosto da mesma), Bogle ainda participou ativamente do debate econômico escrevendo diversos livros e artigos, alguns inclusive comentados aqui. Apesar de sempre muito técnico, Bogle conseguia escrever de maneira bastante clara e pessoal, o que sempre facilita e enriquece a leitura.

Muito ainda pode ser comentado sobre a vida e a obra de John Bogle, mas deixo para outros fazerem. O primeiro obituário que tenho ciência foi publicado pela The Inquirer e é uma excelente leitura.

Descanse em paz, Jack.

***

Textos do meu blog sobre Bogle:





Fonte da imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário