terça-feira, 6 de novembro de 2012

A semana (20/10-06/11)

Finanças

Compromisso não é só com acionistas, diz Graça – A Petrobras está totalmente comprometida com os acionistas. Mas só com o majoritário.


Economia

'O governo não gosta que o setor privado ganhe dinheiro' – Exceto se o ente privado contribuir bem para as campanhas eleitorais.

Vinhos nacionais terão reserva de 25% nas vendas em supermercados – Era óbvio que o governo não faria algo como tarifas protecionistas. Reserva de mercado é muito mais moderno. [é ironia]

Comércio de Rim – Pelo menos alguma coisa o Irã faz direito.








Remexendo as causas da crise
Eric Falkenstein volta ao tema das causas da crise em seu blog (Blaming the Victim). Primeiro, cita um artigo de Luigi Zingales sobre o “predatory lending”. Depois, cita a defesa feita antes da crise por “empréstimos justos” para minorias, justamente as pessoas que foram “predadas” na crise. Angelo Mozillo, da Countrywide Financial, dava discursos sobre a importância de conceder empréstimos a esses grupos, o que o fez ser admirado antes da crise, e depois desprezado e processado. O interessante é essa última interpretação dos fatos.

Furação Sandy
Quando temos um desastre natural devastador, podemos ter ao menos duas certezas:

1) Dirão que será ótimo para a economia (falácia da janela quebrada)
2) Aqueles que procuram regular a escassez de produtos com aumento de preços, para canalizar os bens escassos para quem acha que tem mais urgência deles, serão odiados (ver aqui).

No Reason.com, mais sobre o assunto.

Manchetes da quinzena
Pagamento de 13º injetará R$ 131 bi na economia – Mas e onde estava essa dinheirama toda antes? Vagando no éter?

Governo admite que sistema elétrico é falho e ainda busca a causa do novo apagão – Ou: Faltam espelhos no palácio do planalto. Ou ainda: A culpa é do governo, que dará a culpa para quem quiser.

Tweet da semana
@flaviomorgen: “"Universidade deve ser pública porque o mercado não quer conhecimento desinteressado" Então quero me formar em Super Mario Kart!” (2)

Descoberta da roda da quinzena
“Para mostrar na prática a importância dos aportes regulares, vamos tomar como exemplo um investimento hipotético com um rendimento de 1% ao mês. Se o investidor aplicar, de janeiro a dezembro, 100 reais por mês - totalizando um investimento de 1.200 reais -, ao final do período ele terá 1.280,93 reais. Mas, se na mesma aplicação fossem investidos em janeiro 100 reais e apenas em dezembro os outros 1.100 reais, ele teria ao final dos 12 meses 1.223,68 reais”. Não me diga!

Tumblr da quinzena

Nenhum comentário:

Postar um comentário