segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

A semana (24-30/12)

Semana vazia? Aqui não!

Finanças
Câmara analisa PL que proíbe uso de Tabela Price – O consumidor chega a pagar duas vezes o preço do imóvel porque o prazo é longo e as taxas de juros altas (não são tão altas comparadas com outras atxas de empréstimo, mas ainda são elevadas em termos absolutos). Mas não importa qual sistema de amortização se utilize, o valor presente das prestações é igual ao... valor do imóvel! Sistema de prestações constantes de fato gera mais juros e o valor presente das prestações a uma taxa de aplicação vai ser maior, indicando que o imóvel acaba saindo mais caro através do sistema de prestações constantes. Mas isso não acontece porque os bancos são filhos do demo, é meramente o resultado dos pagamentos iniciais nesse sistema serem menores. Quanto mais rápido você amortiza, menos vai pagar de juros. A questão é sobre se o consumidor vai querer pagar uma prestação variável que começa alta e vai terminando baixa ou se prefere uma prestação constante começando pagando menos do que no sistema alternativo. Não sendo obrigatório utilizar a tabela Price, não vejo porque deveria ser proibida; se for/fosse obrigatória, o certo não seria proibi-la, e sim derrubar essa obrigatoriedade. O que deve prevalecer aqui e em qualquer caso é o acordo voluntário entre as duas partes, coisa que o estado abomina. A implicância dos burocratas pode ser a ideia de juros compostos, que é a coisa mais natural do mundo. Se for assim, sugiro uma lei que extinga a lei da gravidade. Afinal, bilhões de pessoas já foram prejudicados por ela ao longo dos últimos 6 mil anos, pelo menos!

Ratings agencies are not the root of all evil – O penúltimo parágrafo é muito interessante. As classificações de risco são apenas opiniões. Mas graças à SEC e sua definição de “Nationally recognized statistical rating organization” (NRSRO), essas opiniões são elevadas ao status de regra. As grandes agências de rating só têm o poder que têm por conta desse selo governamental. Ao invés de ficar discutindo coisas como a forma de remuneração das agências, o melhor seria extinguir essa qualificação de NRSRO. (tudo opiniões minhas, não do autor). Dica: Contabilidade Financeira.

Os mitos da razão econômica – Típico texto de quem não faz ideia do que seja a HME e de quem acha que existiu livre mercado em qualquer lugar que seja.

Economia






Presidente da Alpargatas ataca protecionismo do governo – "O consumidor tem acesso à internet. Ele compara com os preços lá de fora e acha que a gente aqui é ladrão. Já temos 35% de imposto de importação no calçado e colocamos mais a tarifa antidumping". Uau!

Liberdades individuais
Segurança tem custo – “Trata-se de uma visão autoritária e depreciativa do indivíduo, tratado como mentecapto”

Tweet da semana
@fcorazza: “Moçada, elogiar governo (qualquer governo) é como palitar os dentes: só quando for indispensável. E dando aquela disfarçada”

Frase da semana
“Trabalhadores devem ter metas claras para 2012, afirmam especialistas de RH”. Nos outros anos as metas podem ser confusas? Mas eu também tenho um bom conselho nessa linha: em 2012, os investidores devem não só se preocupar com os retornos, mas também com o risco.

Amenidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário