Certamente que o retorno do mercado como um todo tem influência no retorno dos ativos individuais (não sendo o único fator relevante, no entanto) e com as ofertas iniciais não poderia ser diferente.
Estudei em meu TCC o retorno do Ibovespa antes do final do período de reserva (em conjunto com variáveis conhecidas antes da realização da oferta) e antes do primeiro dia de negociações (inclusa essa data, em conjunto com variáveis conhecidas após a realização da oferta). Originalmente, havia definido uma quantidade de dias arbitrária (3, 15, 30 e 60, sendo que os resultados foram melhores com 3), assim como fizeram outras análises para o mercado internacional e brasileiro. Nas minhas análises mais recentes realizei algumas modificações. Para o retorno antes do encerramento das reservas, testei com várias quantidades, mas os resultados só foram significativos para dois e três dias. As variáveis utilizadas foram RET_2B e RET_3B (“retorno x dias antes do encerramento do bookbuilding) e utilizei apenas uma de cada vez.
Já para o retorno antes do primeiro dia, a escolha de três pregões antes não é totalmente arbitrária, já que, em geral, há três dias entre o início das negociações e o encerramento das reservas. Dessa forma, o retorno no primeiro dia seria parcialmente um ajuste para as novas condições de mercado, o preço da oferta sendo definido com base nas reservas realizadas até três dias antes, mas o preço no final do primeiro dia levaria em conta outro patamar do mercado. Mas nem sempre há essa janela de exatos três dias, por isso criei outra variável (RET_A, que seria “Retorno antes do primeiro dia”) igual ao valor do Ibovespa no primeiro dia dividido pelo valor do Ibovespa no encerramento das reservas subtraído de 1. Criei outra variável para medir o retorno do Ibovespa entre o encerramento das reservas e o início do processo de distribuição pública, mas os resultados não foram bons. Utilizei RET_A em conjunto com RET_2B e RET_3B uma de cada vez.
Não havia feito isso no trabalho original, mas a análise univariada só é significativa para RET_A. Dividindo as ofertas pela metade, as ofertas que tiveram maior retorno antes do primeiro dia tiveram retorno inicial médio de 7,25% enquanto que na metade inferior teve retorno médio de 1,95%, a diferença de médias sendo estatisticamente significativa. Separando por RET_2B e RET_3B, os retornos médios das metades superiores são maiores, mas as diferenças não são significativas em nenhum dos casos.
Nas análises multivariadas, nos modelos com dados esperados, com informações conhecidas até o encerramento das reservas, as duas variáveis do retorno do mercado foram significativas ao nível de 5% e o coeficiente positivo (conforme esperado). A oferta média tem retorno inicial por volta de 0,37 pontos superior por conta do retorno do Ibovespa. Um desvio padrão para mais ou para menos no retorno médio do mercado aumentaria ou diminuiria o retorno inicial em 1,74 pontos (para RET_3B) e 2,18 (para RET_2B).
Com dados efetivos, tanto RET_2B quanto RET_3B são significativas ao nível de 5%, porém, RET_A em conjunto com RET_2B só é significativa ao nível de 10% (p-valor de 0,075). O efeito de RET_A é menos significativo do ponto de vista econômico, a oferta média tendo retorno inicial de 0,1 ponto porcentual superior por conta do retorno antes da oferta e acrescentar ou subtrair um desvio padrão afeta o retorno em 1,45 ponto (RET_A junto com RET_2B) ou 1,74 (RET_A junto com RET_3B).
A conclusão a respeito dessa variável é que a condição de mercado afeta os retornos iniciais, sendo parte um ajuste para novas informações durante o período em que a ação não é negociada (entre o encerramento das reservas e o primeiro dia) quanto efeito dos retornos do mercado no curto prazo. Na (muito ineficaz) função preditiva do meu trabalho, as ofertas que estiverem acontecendo em mercado de baixa (principalmente levando em conta os dias anteriores à oferta) deveriam ser evitadas para fins de lucrar negociando no primeiro dia (ver ressalva no último parágrafo).
Dentre as 10 ofertas que tiveram maior retorno entre o primeiro dia e o fim das reservas, há quatro altas expressivas (BM&F, Visanet, Natura e Amil, entre 11,8% e 22%) e apenas duas baixas, que foram razoáveis (Laep e Datasul, -6% mais ou menos). As quatro ofertas com pior retorno do Ibovespa no período mencionado tiveram baixas (Multiplan, Cetip, Multiplus e Estácio) no primeiro dia e nas 10 ofertas de pior retorno há duas altas razoáveis (Lupatech e Totvs).
Dentre as 10 ofertas que tiveram maior retorno dois dias antes do encerramento das reservas, há quatro altas expressivas (Bematech, Gafisa, Bovespa e Log-In) e duas baixas moderadas (MMX e Satipel). Dentre as 10 piores, há duas altas expressivas (Vivaz e Arezzo) e uma baixa expressiva (Agrenco). Analisando os três dias antes do encerramento, há três altas expressivas no grupo das 10 ofertas de melhor desempenho (Anhanguera, Log-In e Bematech). No grupo das 10 de pior desempenho, há duas altas expressivas (Arezzo e Visanet) e uma baixa expressiva (Agrenco).
Por essa descrição, percebe-se que é temerário levar em conta apenas o retorno do mercado isoladamente, outros fatores devendo ser considerados principalmente para tentar prever os retornos iniciais. Há altas e baixas expressivas com mercado em alta ou em baixa no curto prazo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário