quinta-feira, 9 de abril de 2009

Resultados 2008 (II)

Revisei os números para valor de mercado das companhias. O P/L agregado passou a ser de 10,96 (com a inclusão de Itaú Unibanco no lugar do Itaú, Unibanco já não constava na lista anterior) ou 10,74 contando com o Itaú separado. O P/VPA foi de 1,92 ou 1,89, nas mesmas condições acima. Só preciso confirmar as quantidades de ações das empresas em 31/03/2009 (confirmação que virá nos balanços do primeiro trimestre de 2009) para fechar de vez os números.

Não há um critério consensual de o que seria uma empresa grande (ou muito grande, se preferir). Nem qual medida usar (Receita, Ativo Total, Valor de Mercado, Patrimônio Líquido, etc.) nem qual parâmetro (acima de US$ 1 bilhão é um padrão comum, mas há muito tempo usa-se esse valor sem ajustá-lo!).

Sobre as medidas: Receita Líquida tem a fraqueza de não poder incluir bancos, Ativo Total privilegia indevidamente os bancos ou holdings de banco (por esse critério, a maior empresa seria a Itaúsa). Patrimônio Líquido poderia ser usado (pode ser aplicado para bancos e não privilegia os bancos), mas melhor ainda é usar o valor de mercado da empresa (mais precisamente, valor de mercado do Patrimônio Líquido), que leva em conta as expectativas futuras da empresa.

O parâmetro poderia ser, ao invés de um número fixo, uma porcentagem das empresas. Arbitrariamente, eu escolho 10%. Como, ao final do primeiro trimestre de 2009 (ou seja, que divulgaram balanços relativos a 2008 como companhias abertas) o total de empresas era (na minha base) 388, as empresas grandes são as 39 maiores.

Usando esse critério, a lista seria:

Com Itaú Unibanco:



(Clique na figura para poder enxergar alguma coisa)
Algumas empresas podem ser consideradas sobreposições: Itaúsa, Brasil Telecom Participações, Telemar NL, Bradespar e Metalúrgica Gerdau. Essas empresas têm participações em outras empresas da lista ou outras empresas da lista têm participações nessas empresas. O critério de escolha para Brasil Telecom, Gerdau e Telemar NL foi o tamanho (Gerdau e Brasil Telecom são controladas pela Metalúrgica Gerdau e pela Brasil Telecom Participações, mas são menores). Itaú e Vale são grande parte da carteira da Itaúsa e da Bradespar, por isso pode ser melhor tirá-las.

Substituindo as cinco sobreposições:




Mudanças na lista com Itaú e Unibanco como empresas separadas:



Saindo Metalúrgica Gerdau da lista anterior. As substituições que precisam ser feitas são quatro, já que Metalúrgica Gerdau nem entra na primeira lista, e são as quatro primeiras da lista apresentada (ou seja, sem Sabesp).

Auditores
Ranking das firmas de auditoria dentre as companhias abertas, excluindo as empresas que não divulgaram nem o balanço de 2007, mas incluindo as empresas que ainda não divulgaram o de 2008 (considerando o último balanço publicado).


7,76% das companhias trocaram de auditor em 2008.

Demonstração de Valor Adicionado
Os números do DVA, considerando apenas as empresas que divulgaram o balanço de 2008, excluindo as empresas com ano fiscal diferente de 31/12 e as empresas que não divulgaram os números do DVA e tirando as duplas contagens (Gerdau e Metalúrgica Gerdau, etc.).

Crescimento em 2008: 10,37% (considerando apenas as empresas que divulgaram os números de 2007 junto com os de 2008).

Participações:
Pessoal: 18,77%
Governo: 41,62%
Terceiros: 18,94% (inflado pelas perdas cambiais das empresas).
Acionista: 20,26%
Outros: 0,44%

Nenhum comentário:

Postar um comentário