quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

O bimestre (nov e dez/12)

Primeiro de tudo, peço desculpa pela falta de textos nesse mês. Estou com uma série de outros projetos em andamento (inclusive relacionados com o blog) e tive que deixar o blog de lado por um tempo. Amanhã, continuação da resenha do “Economia em uma Única Lição” e dia 29 espero escrever resumo do artigo “A Natureza da Firma” de Ronald Coase.

Finanças
Taking the long view – Reportagem da The Economist sobre o objetivo de maximizar o valor ao acionista. Do lado contrário, os suspeitos e as ideias de sempre. E a conclusão da publicação é “mend it; don’t end it”. E é incrível como ainda igualam “maximizar o valor ao acionista” a “maximizar o preço da ação”.




Buffett Math – John Cochrane também tira uma casquinha de Buffett.


Vamos banir os lucros! – Quando discuto o objetivo das empresas, o faço da forma mais racional e razoável possível. Mas o problema maior é de mentalidade, mesmo para quem busca se opor a lucros de forma racional, e é isso que o vídeo acaba mostrando.



The 107-Year-Old Stock Picker – Interessante reportagem sobre Irving Kahn.

The best advice I ever got por Eugene Fama.

An Experienced View on Markets and Investing – E falando em Fama, entrevista para uma edição futura da Financial Analysts.

Economia



Nova rodada de afrouxamento nos EUA está na pauta – Certamente que no QE23 quando os EUA retomarem um crescimento mais considerável vão dizer que o Fed salvou a economia americana.





Recordações de um Brasil socialista – Excelente assunto! Algum dia vou pesquisar um pouco sobre o tema nos arquivos do Estadão.

Liberdades Individuais



SP: deputados aprovam lei que veta venda de lanche com brinquedo – Acho que seria possível vender o brinquedo e dar lanche de presente.

Outros assuntos
Women as Academic Authors, 1665-2010 – Participação das mulheres na publicação de trabalhos acadêmicos de 1665 a 2010.



Tweet do bimestre
@AlexSchwartsman: “Definição de insanidade: repetir o mesmo experimento e esperar resultados diferentes http://economia.estadao.com.br/noticias/economia%20geral,contra-pib-fraco-governo-prorroga-programa-de-incentivo-a-investimento,137097,0.htm”

Nenhum comentário:

Postar um comentário