sexta-feira, 25 de março de 2011

Links (18-25/03)

Finanças
O que é LCI: Letra de Crédito Imobiliário?

A esmola é demais, os mercados são eficientes, o almoço não é de graça e o Santo desconfia

Economia
A Falha do Estado keynesiano

DeLong and Krugman Don't Get It

Sobre o PIB brasileiro, o baixo desemprego e outras questões econômicas

What Is Your Plan for the Day After Tomorrow?

Spending Other People's Money – “At least here, with a direct line between the financier and the project, it was stopped. If it were US federal money it would be considered 'stimulus', and thus a success.”

Capitalismo de Estado

I Encontro de Blogueiros de Economia
Estive no I Encontro de Blogueiros de Economia realizado no dia 25 de Março. Tenho três observações a fazer:

1) Muitos dos participantes blogueiros falaram da necessidade de utilizar uma linguagem mais simples, mais acessível ao público em geral, o que, confesso, não é o meu forte em muitos dos textos que publico (eu eu já sabia disso), em especial os que tratam de análise de artigos científicos. Continuarei tentando simplificar.

2) Uma motivação recorrente para se criar um blog era de “defender os portões dos bárbaros”, ou seja, escrever como uma contraposição às barbáries (para não usar outra palavra) que escrevem por ai. Essa foi uma das motivações para eu começar este blog.

3) Um comentário-moleque: em algum momento, falou-se que o Krugman escreve em oposição ao mainstream. Pensava eu que ele era o próprio mainstream, com políticas keynesianas atualmente tão em voga em Washington. Com tantos críticos ao mainstream, fiquei a imaginar quem há de defender a posição predominante (o mainstream) se todos são contra o mainstream. Encerrei o assunto pensando: o mainstream são os outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário