sábado, 10 de março de 2012

A semana (04-10/03)

Finanças
Entrevista com Eugene Fama – Resumo bastante equilibrado sobre a HME seguido de alguns trechos (com destaques em negrito do autor da postagem) de uma entrevista com Eugene Fama que eu já tinha referenciado em semanas anteriores e que só não li inteiro porque... bem, acesse a entrevista e veja com seus próprios olhos.

No blog Contabilidade Financeira, há uma série de posts sobre diversos assuntos de Contabilidade e Finanças escritos de forma bastante simples/didática, mas completa. No último, há link para os demais.

Economia
Buffett's Tax Win – Certamente que não foi só Buffett, mas todos os acionistas da Berkshire Hathaway que se beneficiaram, mas é curiosa a visão do investidor sobre impostos. (“E se ele estivesse certo em apelar contra a cobrança?” E precisa contratar lobista?)


Salário das mulheres permanece 28% inferior aos dos homens nos últimos três anos – Isso só prova como as médias agregam demais e como analisar duas variáveis (salário médio e gênero) resulta em uma análise pobre. No próprio estudo há a estatística de que os homens possuem jornada de trabalho 11% maior. Fora isso, há diferenças na escolha de trabalhos, propensão maior da mulher sair do mercado de trabalho pela maternidade, custos adicionais para o contratante por conta da gravidez e outros fatores que são examinados no link abaixo. Só depois de considerar tudo isso é que dá para tentar verificar se há ou não discriminação.


Como funciona o feminismo – Excelente dica de um dos comentários do link acima.


Liberdades Individuais

Salário menor a mulher será punido com multa – Mais um passo no caminho da servidão. As consequências não intencionais mais óbvias da lei (o que não quer dizer que só serão essas as consequências): 1) Menos mulheres serão contratadas; 2) O salário dos homens vai cair, e não o das mulheres subir; 3) Novas regulamentações trabalhistas surgirão para “corrigir” esses problemas; 4) Como essa lei exige fiscalização, aumentará a conta “outras despesas gerais e administrativas”, se é que você me entende. Por fim, quantos passos intermediários serão necessários para entregar em definitivo o departamento de RH para o governo?

Manchete da Semana
“As lições de um investidor que anda pela contramão” – O sujeito deve ser multado todos os dias, o dia inteiro! Como ele ainda tem CNH?

Vale tudo para animar e proteger a economia – Como um adepto da Lei de Gil, digo: quase tudo!

Frase da semana
Comentário anônimo desse texto: “vai haver um momento em que ser homem, branco, heterosexual, rico, entre 20 e 60 anos, será proibido.”

Tweet da Semana
@brianrichards “Stocks will "shed another 20%," investors "may only be safe in cash," said Nouriel Roubini in 2010...before a 20% runup in stock prices.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário