quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Curso Investigação de Empresas



A Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) regularmente oferece um curso de “investigação de empresas” e, apesar de não ser jornalista, resolvi me matricular e ver o que poderia aprender.


Conforme o anúncio do curso, a ideia é ajudar a entender a contabilidade e como ela pode ajudar a “a descobrir dentro dos balanços detalhes que as instituições gostariam de ocultar, mas são obrigadas por lei a divulgar”. O curso é ministrado pelo jornalista e mestre em Contabilidade Fernando Torres, do jornal Valor Econômico.

O público-alvo do curso é jornalistas ou estudantes de jornalismo e acredito que a quase totalidade dos participantes fazia parte de um desses grupos. Em grande medida, é praticamente um curso básico de contabilidade para jornalistas. Tem uma parte importantíssima, que não tenho total certeza se cursos regulares de contabilidade ensinam, que é como encontrar os demonstrativos contábeis (CVM/Bovespa, site da empresa, diário oficial). Fala também em peças importantes que nem sempre recebem a devida importância, como Notas Explicativas e o Formulário de Referência, de onde podem sair boas pautas e até informações para investigações. Alguns vídeos são dedicados a contas específicas da NE ou do FR.

Para jornalistas, esse curso é excelente para aprender o básico de contabilidade com o conteúdo mais essencial para começar uma análise de demonstrações financeiras com foco em jornalismo. Para um analista de investimento essa parte já não é tão interessante, mas o último dos quatro módulos trata de prestação de contas de partidos políticos, uma coisa que eu tinha zero de conhecimento. Não sei se um dia usarei isso, mas é um aprendizado que consegui no curso. Ao longo dos módulos há alguns bastidores e casos reais de reportagens do próprio Fernando Torres que necessitaram desses conhecimentos de contabilidade para serem escritas. Um caso especial para a terceira edição (a que eu participei) foi uma reportagem da Copel e de uma subsidiária, a UEGA.

O curso é ministrado apenas na modalidade online com uma série de vídeos. São quatro módulos semanais com uma avaliação para cada um. Os testes são feitos de maneira bem interessantes na medida em que o aluno precisa procurar na internet o demonstrativo da empresa ou entidade em questão e então procurar a informação necessária. O curso disponibiliza um fórum para responder dúvidas sobre as aulas ou os exercícios. A qualidade de gravação dos vídeos poderia ser melhor, mas as aulas são bem informativas. O curso é altamente recomendado para jornalistas, mesmo que não sejam da área econômica, mas talvez nem tanto para outros públicos.

Informações
Modalidade online
Material: Digital
Investimento: R$ 150,00
Carga Horária: 4 módulos semanais de tamanhos variados
Avaliação: Quatro testes semanais

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