A Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) regularmente oferece um curso de “investigação de empresas” e, apesar de não ser jornalista, resolvi me matricular e ver o que poderia aprender.
Conforme o anúncio
do curso, a ideia é ajudar a entender a contabilidade e como ela pode
ajudar a “a descobrir dentro dos balanços detalhes que as instituições
gostariam de ocultar, mas são obrigadas por lei a divulgar”. O curso é
ministrado pelo jornalista e mestre em Contabilidade Fernando Torres, do jornal
Valor Econômico.
O público-alvo do curso é jornalistas ou estudantes
de jornalismo e acredito que a quase totalidade dos participantes fazia parte
de um desses grupos. Em grande medida, é praticamente um curso básico de
contabilidade para jornalistas. Tem uma parte importantíssima, que não tenho
total certeza se cursos regulares de contabilidade ensinam, que é como
encontrar os demonstrativos contábeis (CVM/Bovespa, site da empresa, diário
oficial). Fala também em peças importantes que nem sempre recebem a devida
importância, como Notas Explicativas e o Formulário de Referência, de onde
podem sair boas pautas e até informações para investigações. Alguns vídeos são
dedicados a contas específicas da NE ou do FR.
Para jornalistas, esse curso é excelente para
aprender o básico de contabilidade com o conteúdo mais essencial para começar
uma análise de demonstrações financeiras com foco em jornalismo. Para um
analista de investimento essa parte já não é tão interessante, mas o último dos
quatro módulos trata de prestação de contas de partidos políticos, uma coisa
que eu tinha zero de conhecimento. Não sei se um dia usarei isso, mas é um
aprendizado que consegui no curso. Ao longo dos módulos há alguns bastidores e
casos reais de reportagens do próprio Fernando Torres que necessitaram desses
conhecimentos de contabilidade para serem escritas. Um caso especial para a
terceira edição (a que eu participei) foi uma reportagem
da Copel e de uma subsidiária, a UEGA.
O curso é ministrado apenas na modalidade online
com uma série de vídeos. São quatro módulos semanais com uma avaliação para
cada um. Os testes são feitos de maneira bem interessantes na medida em que o
aluno precisa procurar na internet o demonstrativo da empresa ou entidade em
questão e então procurar a informação necessária. O curso disponibiliza um
fórum para responder dúvidas sobre as aulas ou os exercícios. A qualidade de
gravação dos vídeos poderia ser melhor, mas as aulas são bem informativas. O
curso é altamente recomendado para jornalistas, mesmo que não sejam da área
econômica, mas talvez nem tanto para outros públicos.
Informações
Modalidade online
Material: Digital
Investimento: R$ 150,00
Carga Horária: 4 módulos semanais de tamanhos
variados
Avaliação: Quatro testes semanais
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